Augustin Louis Cauchy

cauchy1.png
Figura 1: Augustin Louis Cauchy (1789-1857)

          Augustin Louis Cauchy nasceu em Paris em 1789 no ano da revolução francesa no dia 21 de agosto e faleceu em 23 de maio de 1857. O pai era um advogado culto, estudioso da bíblia e católico fanático que escapou por pouco da guilhotina. Ele era o filho mais velho de uma família de seis irmãos, quatro mulheres e dois homens. Passou sua infância no período mais sangrento da revolução. As escolas foram fechadas e para escapar do perigo, seu pai mudou para o campo na vila de Arcueil, onde sobreviviam das poucas frutas e vegetais que eles colhiam. Laplace e Lagrange que eram amigos do pai, reparam no talento matemático do pequeno Cauchy e ajudaram em sua formação matemática. Talvez seja por isso que Cauchy teve sua debilidade durante toda a sua vida.

         Em 1807, ele entra na Escola de Engenharia Civil, tornando-se o melhor aluno. Em 1816, com a idade de 27 anos já se tinha elevado para o primeiro escalão dos grandes matemáticos e ganhou o Grande Prêmio oferecido pela Academia para a teoria da propagação de ondas na superfície de fluidos pesados, com profundidade indefinida – as ondas oceânicas estavam bastante perto deste tipo de interesse matemático. Este trabalho, quando foi finalmente publicado, tinha 500 páginas.

        No ano anterior, ele chamou a atenção do mundo dos matemáticos ao provar um dos grandes teoremas que Fermat tinha deixado à posteridade: todo número inteiro positivo é a soma de três números triangulares, quatro quadrados, cinco números pentagonais, etc. Além disso, Cauchy foi um dos matemáticos franceses mais influentes do século XIX. Ele iniciou sua carreira como engenheiro militar, mas, com problemas de saúde, em 1813 ele pôde seguir sua inclinação natural e devotou-se inteiramente à Matemática.

Cauchy foi um dos matemáticos responsável pela introdução do rigor na Matemática e sua produtividade foi ultrapassado apenas por Leonhard Euler. Suas obras são tão extensas que ocupam vinte e sete grossos volumes. Fez contribuições substanciais à Teoria dos Números, determinantes e pode ser considerado o pai da moderna Teoria dos Grupos. Ocupou-se também a diversos assuntos relacionados com a Astronomia, Mecânica, Óptica e Teoria da Elasticidade.

Em Análise Infinitesimal, criou a noção moderna de continuidade, forneceu um tratamento rigoroso de limites, derivadas, integrais e séries infinitas. Vários testes básicos de convergência de séries são associados a seu nome. Ele também obteve a primeira prova de existência de soluções de equações diferenciais, deu a primeira prova da convergência de séries de Taylor e foi o primeiro matemático a perceber a necessidade de ser cauteloso sobre a convergência de séries de Fourier. Infelizmente sua personalidade não se harmonizava com sua mente fértil. Ele era um monarquista arrogante em política e um homem religioso, pio, moralista e convencido de sua superioridade moral – tudo isto numa era de ceticismo republicano.

Cauchy morreu inesperadamente aos 67 anos. Havia ido para o campo esperando melhorar seu problema de bronquite, lá foi tomado por uma febre fatal. Algumas horas antes havia tido uma conversa com o arcebispo de Paris sobre caridade, um de seus interesses na vida. Suas últimas palavras foram dirigidas ao arcebispo “O homem morre mas sua obra permanece”.

“A produção científica de Cauchy foi imensa. Por largos períodos ele apresentava-se diante da Academia uma vez por semana para apresentar um novo artigo, de modo que a Academia, em grande parte, por sua causa, foi obrigado a introduzir uma regra restringindo o número de artigos que um membro poderia requerer para publicação por ano.”

Oystein Ore

“De que irei me ocupar no céu, durante toda eternidade, se não me derem uma infinidade de problemas de matemática para resolver.”
Augustin L. Cauchy

Leia outros posts na lista Posts por Ordem Alfabética.

PAULO SERGIO COSTA LINO

Bacharel em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em Matemática Pura pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A minha jornada é compreender e divulgar a Matemática e outras áreas afins.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s